Criança · Enfance - Uma trajetória de psiquiatria infantil

O livro conta a história da Associação Pró-Reintegração Social da Criança, que começa em 1968 com a fundação da Comunidade Terapêutica Enfance, na cidade de Diadema, São Paulo.

Do ponto de vista das práticas institucionais e terapêuticas, a trajetória da Comunidade Enfance é um marco na historia da psiquiatria e da psicologia no país, fundando, pesquisando e desenvolvendo um novo modelo de atendimento e de funcionamento institucional. A Enfance foi efetivamente a primeira comunidade terapêutica em São Paulo, havendo apenas uma experiência anterior, em Porto Alegre.

Atuando desde 1994 na cidade de Sorocaba, em São Paulo, a Associação Criança – como é mais conhecida – vem se constituindo igualmente como referência central para os que trabalham na área da Saúde Mental na região, reconhecida pelos governos Municipal, Estadual e Federal.

Os dois fundadores da Comunidade e seus pilares foram os psiquiatras Michael Rainer Schwarzschild e Oswaldo Dante M. Di Loreto.

A trajetória da Comunidade Enfance/Associação Criança é a história de um grupo e de uma experiência comunitária, que leva a sério a crença afetiva e ideológica de que é em comunidade que uma vida digna e saudável se desenvolve, tanto para pacientes como para terapeutas.

A emoção dos relatos deste livro é o resultado da convivência fraterna, dura, trabalhada e conquistada no dia-a-dia. É ela que dá a sensação de um grupo que viveu uma trajetória muito particular, contra a “boa ciência” da época, em que tratamentos estritamente biológicos eram a prática dominante.

O compromisso central deste livro é com a memória da Instituição, buscando sempre ouvir vozes e perspectivas diferentes, momentos distintos na trajetória da Instituição, diferentes profissionais e diferentes tendências em relação à prática terapêutica e política. Para tanto, há depoimentos, uma pesquisa histórica e uma pesquisa bibliográfica.

De Diadema a Sorocaba, de comunidade terapêutica a atendimento ambulatorial, sempre pesquisando e discutindo os conceitos e as práticas clínicas e trabalhando com o tripé assistência, ensino e pesquisa, a Associação Criança mantém viva essa trajetória em Sorocaba.

Este livro é o registro desta experiência, passada e presente, cheia de projetos futuros em Sorocaba, continuando a escrever uma história com vários capítulos em aberto.