Timidez: uma característica ou um problema? (07/2009)

No dicionário Aurélio timidez significa “acanhamento, fraqueza”.

Mas será que ser tímido é ser fraco? E porque em certos lugares ou situações nos sentimos mais envergonhados do que em outras? Por que ficamos chateados em nos sentir assim?

Mas a verdade é que uma pessoa não é tímida, ela pode sentir-se retraída (envergonhada, fechada) em algum lugar, como na escola, com os amigos e em outros não, como por exemplo em casa.

Quando nos sentimos mais protegidos ou quando confiamos nas pessoas, podemos ser mais extrovertidos (falantes, por exemplo), e naquele momento não nos achamos tímidos e perguntamos por que não é assim sempre?

A timidez é uma das muitas características que formam a personalidade (jeito de ser) de uma pessoa. Mas, muitas vezes, os outros nos vêem apenas desse jeito e podem até tirar sarro ou deixar a gente de lado e isso pode piorar nossa timidez e cada vez mais vai nos isolando, nos separando das outras pessoas.

Precisamos prestar atenção quando a timidez deixa de ser uma característica e passa a ser um problema.

Mas, como é que podemos perceber isso?

Alguns comportamentos podem nos mostrar que as coisas não estão bem, como por exemplo: ficar com as mãos sempre suadas, ter medo de ser avaliado, ficar com o rosto vermelho, demonstrar dificuldade para fazer amizades, ter medo de errar, ir mal na escola, falar pouco, sentir medo de que as pessoas não gostem da gente.

Se você se sente assim, fale com seus pais sobre esse assunto e vocês juntos poderão procurar um profissional (Psicólogo) para ajudar a compreender e a lidar melhor com essas situações e com isso você poderá se sentir melhor!


Paola Andrade Maia - Psicóloga e Coordenadora do Departamento Cientifico



Voltar para Espaço da Criança e Família
© Copyright 2010 Doado por DragonSoft Tecnologia | Felipe Brasil Designer