Brincar é coisa séria (03/2009)

Você brinca bastante? Espero que sim! Brincar é muito importante para que a criança cresça saudável e feliz. É através do brincar que a criança se expressa, conta como vê o mundo, interpreta desde heróis até bandidos, põe para fora suas angústias e se torna cada vez mais criativa e preparada para a vida. É por isso que quando as crianças vão ao psicólogo elas geralmente brincam bastante.

Se o adulto na maioria das vezes usa a fala para contar sobre si, a criança faz isso bem melhor através do brincar, e não tem televisão nem computador no mundo que seja mais amigo da fantasia e da imaginação do que a brincadeira.

Cada criança tem um jeito próprio de brincar e é bom que faça isso da maneira mais espontânea e livre possível. Umas gostam de brincar com muitas crianças ao mesmo tempo, já outras preferem brincar sozinhas, e isso muitas vezes pode ter a ver com a idade. Algumas espalham todos os brinquedos pela casa e outras preferem brincar com um brinquedo só por pouco tempo. Tem também as que preferem construir seus brinquedos ao contrário daquelas que só gostam de brinquedos eletrônicos, onde parece que eles brincam mesmo sozinhos.

Mas de todos os jeitos que têm o que pode ser preocupante é o daquela criança que não consegue brincar, mesmo quando tem brinquedos - elas parecem explorá-los, mas não se satisfazem com nenhum. Troca, troca, troca e tudo parece sempre ruim, e isso pode acontecer quando essas crianças não estão muito bem, seja por muita tristeza, confusão ou por inúmeros outros motivos.

Talvez essas crianças precisem da ajuda de um adulto para que possam olhar de pertinho o que está acontecendo e quem sabe ajudar. É como se fosse um adulto querendo falar algo, mas não conseguindo achar a palavra certa.

E falando em adulto, que tal convidar o papai, a mamãe ou quem cuida de você para brincar junto um pouco? Talvez seja bem divertido ficar junto com eles em algo tão importante.


Francine Nunes - Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência – CAPSi Sede



Voltar para Espaço da Criança e Família
© Copyright 2010 Doado por DragonSoft Tecnologia | Felipe Brasil Designer